Tromba d'água surpreende banhistas em praia do litoral do Ceará

Por Por g1 CE 24/03/2024 - 12:00 hs
Foto: Reprodução
Tromba d'água surpreende banhistas em praia do litoral do Ceará
Tromba d'água se assemelha a um pequeno tornado, porém é mais fraca e só ocorre na água

Uma tromba d'água surpreendeu banhistas que estavam na tarde de sábado (23) na Praia do Maceió, no município de Camocim, no litoral oeste do Ceará. O fenômeno foi registrado pelo personal trainer Marcello Parente, que estava com a família no momento.

O formato da tromba é semelhante ao de um pequeno tornado, o que chamou a atenção dos que presenciaram o momento. O fenômeno se formou longe da faixa de praia. Nas imagens percebe-se que o céu da Praia de Maceió está completamente nublado e que venta bastante.

"Olha o tornado chegando. Caraca!", exclamou Marcello durante a filmagem. Ele assistiu ao fenômeno de cima do motorhome no qual está viajando com a família e amigos.

"Estávamos em cima do motorhome fazendo uma manutenção quando avistamos essa maravilha da natureza. Como já trabalho com fotos, vídeo, drone, fiz a captação na hora", contou ao g1.

Segundo Marcello, o fenômeno durou menos de 10 minutos, e depois se afastou mar adentro. A tromba d'água veio acompanhada de vários trovões, e choveu na praia após ela se dispersar.

A tromba d'água, inclusive, não assustou nem estragou o passeio do grupo. "O mar estava muito bom para banho, água morna. Ficamos tomando banho de mar com essa chuva por umas 2 horas", disse Marcello.

De acordo com balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu cerca de 40 milímetros no município de Camocim entre as 7 horas da manhã de sábado e as 7 horas da manhã deste domingo (24).

A tromba d'água é como um tornado que só ocorre na água, isto é, acima de superfícies aquáticas. Ela é mais fraca que tornados e geralmente não afetam a costa. O fenômeno está associado a fortes pancadas de chuva.

Os sinais que antecedem estão entre a intensidade dos ventos e a formação de nuvens de tempestade.


g1 CEARÁ 
Ceará